Central de Atendimento

(54) 3046-1009

bomconselho@bomconselho.net

Projeto: Combate a intimidação sistemática

 

 

 

1.    INTRODUÇÃO



Na sociedade de hoje, torna-se fundamental resgatarmos princípios de solidariedade, amor e respeito que possam promover uma melhor convivência entre as pessoas, seja na escola ou fora dela. Observa-se que prática do Bullying nas escolas é contrária a esses valores, sendo necessário o Governo Federal promulgar a lei 13.185 de 06.11.2015, do Programa de Combate à Intimidação Sistemática, sancionada pela Presidente da República.



Entende-se como Bullying “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”. Em seu art 2º, a lei destaca os comportamentos já conhecidos como o Cyberbullying, que ocorrem na internet.     



Como se pode ver, ainda que extrapole a seara educacional, essas práticas são intimamente ligadas ao âmbito escolar. As práticas caracterizadas como Bullying são de ocorrência predominante nesse ambiente, envolvendo atores e vítimas na faixa etária de escolarização. Por isso, faz-se necessário promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de Intimidação Sistemática, Bullying e ou constrangimento físico ou psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais de escola e de comunidade escolar.



 2.    JUSTIFICATIVA:



Diante de tais preocupações, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, trabalha de forma sistemática, durante todo ano, com ações que busquem estimular práticasdiárias para uma convivência saudável a fim de que os alunos da Instituição conscientizem-se da importância do respeito e da aceitação com os outros.



Os Serviços Orientação Educacional e Inspetoria de Estudantes têm sido procurados por pais, educadores e educandos, que solicitam o apoio na resolução de situações de conflitos no espaço escolar. Tendo em vista essa realidade e em atendimento a demanda do Ministério Público Federal (Lei 13.185 de 06.11.2015, Programa de Combate a Intimidação Sistemática), viu-se a necessidade de dar continuidade ao trabalho de prevenção a essas situações de Intimidação Sistemática. Achamos prudente desenvolver um projeto conscientizando a comunidade escolar, promovendo uma cultura de aceitação e respeito às diversidades.



O foco não está na perseguição e punição dos autores das Intimidações Sistemáticas, e, sim, na atenção às vítimas e na prevenção, orientação e resolução de conflitos.

 


3.    OBJETIVOS:



Geral

Promover a conscientização e a cultura da aceitação das diversidades humanas na convivência escolar e social, disseminando-a na comunidade.

 


Específicos

  • Contextualizar o que é Bullying;
  • Proporcionar momentos de reflexão e exercícios para pensar sobre a sua conduta e a dos outros;
  • Possibilitar a construção de melhores relacionamentos;
  • Perceber as pessoas ao seu redor e fazer com que elas também reconheçam o outro;
  • Auxiliar os estudantes a perceber as diferenças como algo que faz parte da vida e a importância da empatia (inclusão)
  • Gerar um fator multiplicador de bons relacionamentos;
  • Reconhecer valores;
  • Exercitar a prática gentileza e respeito no dia a dia
  • Identificar e orientar quem pratica e quem sofre com a prática do bullying
  • Orientar as famílias e professores para identificar o bullying (agressor ou vítima) bem como para manejo de conflitos

 

Voltar

 

 

 

 

Localização

Colégio Salvatoriano Bom Conselho Rua Antônio Araújo, 666
Centro - Passo Fundo - RS
CEP 99010-220
Fone/Fax (54)3046-1009 bomconselho@bomconselho.net